quinta-feira, 7 de maio de 2009

PROBLEMAS AMOROSOS


Acabei de ler, num livro muito antigo, as páginas comidas pela ação inexorável do Tempo, que um jovem chamado Pitágoras, ao se apaixonar, sem medidas, por Teorema, moça de beleza incalculável, disse, ao seu ouvido, com voz de mel característica dos românticos, que, em todo triângulo retângulo, o quadrado da medida da hipotenusa é igual a soma dos quadrados das medidas dos catetos. A partir daí, de tão apaixonada, Teorema passou a ser, definitivamente, de Pitágoras...

1. No final da tarde, minha saudade de você mede o dobro da distância entre o Sol e a Terra. Se adicionar 10 à soma destas medidas, obtenho um homem apaixonado. Qual a distância entre o Sol e a Terra?

2. Nossas idades não são iguais. Tenho, hoje, a idade de um poema escrito no século XIV e, você, a metade disso mais os dias de um buquê de rosas. Quais são nossas idades?

3. Ao triplo do meu batimento cardíaco, adicionei trezentos sonhos que tive com você e dividi por dois o resultado. Qual era o batimento cardíaco inicial?

4. A distância entre minha casa e a sua, em lágrimas, é tal que, se adicionar 100 a ela e multiplicar por 3, obtenho uma chuva doce. Qual a distância entre nós?

5. Pensei em um número e somei a ele o amor que sinto por você. Depois, dupliquei o resultado e obtive o infinito. Em que número pensei?

6. Qual é a área de um coração que, ao menor sinal de sua presença, bate alucinadamente até se expandir 38 vezes o seu tamanho original?

7. Se começar a escrever um poema épico sobre sua beleza ancestral, ao fim de cinco meses terei feito apenas 1/8 do trabalho a ser realizado. Quanto tempo levarei para completar a tarefa?

8. Chama-se razão de um número racional por outro (diferente de zero) o quociente exato do primeiro pelo segundo. Entende-se, desta forma, as razões inversas e as razões iguais. Só não se entende a razão pela qual eu, sem você, ser um inteiro relativo, sem valor absoluto. Determinar esta razão.

9. Determinar as medidas da base e da altura de um coração cuja a área é de 94,40m, sendo que a altura é igual a medida de seus braços abertos diante do mar, no equinócio de primavera, mais oito quintos da base.

10. Consideramos o plano como a totalidade de seus pontos. Seja um plano X e consideremos nele dois eixos, eu e você, causadores de uma doce correspondência biunívoca. A razão de uma secção entre estes eixos, referidos a um sistema cartesiano, representaria uma tragédia. Como se calcula esta tristeza?

11.Trabalhando juntos, eu e meu amigo demoramos 3 dias para completar certa tarefa. Entretanto, se meu amigo trabalhar sozinho enquanto eu fico distraído pensando em você, ele demorará 2/4 de um solstício e meio menos que eu. Determinar o tempo que levo pensando em você.

12. Determinar três números inteiros positivos e consecutivos, tais que o quadrado do menor seja igual a diferença que não existe entre mim e você.

13. O volume de dois cubos estão entre si assim como eu estou para você. Calcular o volume de cada cubo, sabendo-se que a soma destes volumes é superior ao mar, ao céu, ao sol, à lua, à soma de todas as horas com você...

14. Em meia hora, sou capaz de te dar 3478 beijos. Quantos beijos te darei em 11/22 deste mesmo tempo?

15. Dividi os números pares de beijos que ainda tenho para te dar por todos os mais belos crepúsculos já ocorridos em dias ímpares. Multipliquei por 128. A esse resultado, somei você comigo. Deu par.



Equipe de Língua Portuguesa (e Matemática) do Colégio Estadual Padre Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário