quarta-feira, 8 de abril de 2009

Aula de Literatura-"O cortiço"


Na aula de literatura, aprendemos um pouco sobre a vida de Aluísio de Azevedo, que foi um grande escritor da literatura brasileira Foi o responsável por inaugurar a estética naturalista no Brasil escrevendo os livros muito conhecidos como” O Mulato", “Casa de pensão “ e “O Cortiço “. Era filho do português David Gonçalves de Azevedo e de Emília Amália Pinto de Magalhães. Seu pai era viúvo e a mãe era separada do marido, algo que configurava grande escândalo na sociedade da época.
Lendo o livro “O Cortiço”, descobrimos que a literatura falava sobre a realidade que se passava na época, onde os personagens principais são os moradores de um cortiço no Rio de Janeiro, precursor das favelas, onde moram os excluídos, os humildes, todos aqueles que não se misturavam com a burguesia, e todos eles possuindo os seus problemas e vícios, decorrentes do meio em que vivem. O livro, além de relatar a comunidade como um organismo vivo, foi o primeiro livro a expor um relacionamento lésbico. João Romão desde pequeno trabalhava em uma taberna e se junta com
Bertoleza (uma ex- escrava), fazendo com que ela trabalhasse de graça para ele , enriquecendo-o cada vez mais. Os dois começam a construir o cortiço. E nesse cortiço cruzam-se várias histórias.
Conclusão: Nós pensávamos que o livro iria conter uma história chata, mas ao lermos
descobrimos que o livro era muito interessante pois retratava a histórias do passado que até hoje acontecem .

Turma:3001
Alunas:Júlia e Patricia

Nenhum comentário:

Postar um comentário