terça-feira, 7 de abril de 2009

PALAVRAS E CURIOSIDADES


Cada palavra carrega consigo muito mais informações do que simplesmente o seu significado. Nem imaginamos quanta história possui uma palavra.
A palavra MAGAZINE, por exemplo. Em qualquer dicionário de língua inglesa, encontramos: MAGAZINE = REVISTA. Então, por que temos lojas no Brasil como “MAGAZINES”? Afinal, “magazine “ é loja ou revista?
A origem da palavra “magazine” vem do árabe MAKHÂNZAN, cujo significado é armazém. A palavra deu origem a MAGASIN (francês), MAGAZZINO (italiano) e MAGAZINE, em inglês e português.
Em português, ficou a ideia de que “magazine” é um armazém ou loja onde são vendidos produtos variados. Com a invenção da imprensa, a palavra também foi usada para designar jornais e revistas, pois “armazenavam” informações . E este sentido é que prevaleceu em inglês. Loja, na lingua de Shakespeare, é “department store” ou “store”.
E por falar em tradução, você sabia que a palavra SAUDADE foi classificada como a sétima mais difícil de ser traduzida entre várias de outros idiomas?
Em inglês, ela pode ser entendida como “miss” (sentir falta) ou ainda “homesick” (sentir-se triste por estar longe de casa ou da família). Certamente, existem outras traduções, mas nenhuma delas possui a mesma carga semântica de nossa “SAUDADE”. E aí? O que fazer? O melhor é procurar uma palavra com sentido aproximado para a situação.
Cada palavra é um mundo e em cada uma se esconde toda uma história. É como se cada povo visse e sentisse coisas e fenômenos a que outros não parecem atentos. É verdade, nós humanos temos experiências comuns, mas, na linguagem, nem tanto. Talvez somente nós mesmos, falantes da língua portuguesa, conheçamos o verdadeiro valor semântico desta palavra tão linda que é SAUDADE.
Miss you...

Professora Juliana
Língua Inglesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário